Introdução e História
Hogsmeade é a única aldeia totalmente habitada por feiticeiros na Grã-Bretanha, localizada na Escócia. Terá sido fundada 100 anos atrás, na mesma altura de Hogwarts, pelo feiticeiro Hengist de Woodcroft que fugia da perseguição dos Muggles. A aldeia é constituída por pequenas casas e lojas, tendo um aspecto pitoresco. Serviu como quartel-general dos feiticeiros contra a Revolta dos Duendes em 1612. Talvez, seja por isso que existem tantas passagens secretas entre a vila e a escola, encontrada pelos Salteadores.
Hogsmeade é localizada mesmo ao lado de Hogwarts. A escola e a aldeia sempre tiveram uma relação especial. Por vezes, em sábados seleccionados, os alunos de Hogwarts a partir do terceiro ano têm a oportunidade de visitar a aldeia e as suas lojas. Alguns dos professores de Hogwarts visitam a aldeia frequentemente, como é o caso de Hagrid e Dumbledore. A estação de comboios que serve aos alunos para chegarem a Hogwarts também se localiza em Hogsmeade.
" - Eles fazem todo este alarido sobre Hogsmeade, mas eu posso assegurar-te, Harry, de que não é nada de tão especial - disse com seriedade. - Está certo, a loja de doces é bastante boa, mas a loja de Brincadeiras Mágicas do Zonko é francamente perigosa e, é verdade, vale a pena visitar a Cabana dos Gritos, mas se queres saber, Harry, à parte disso, não perdes nada."
Percy Weasley, PdA/VIII
[Mapa realizado por Shaus Hately, através do desenho de Steve Vander Ark]
Lojas existentes na aldeia de Hogsmeade:
Dervish & Banges
Loja que vende e repara instrumentos mágicos. Localiza-se perto do final de High Street.
Trapo Elegante
Loja de roupas. Em 1995, a Gladrags Wizardwear é visitada por Harry Potter, que compra umas meias malucas para oferecer a Dobby, o elfo-doméstico.
(Gladrags)
Cabeça de Javali
Bar dirigido por Aberforth Dumbledore, irmão do director de Hogwarts, Albus Dumbledore.
(The Hog`s Head)
Estação de Hogmeade
É na estação de Hogsmead que o Expresso de Hogwarts termina a sua viagem da plataforma noive e três quartos. A estação é localizada perto do lago Hogwarts, estendendo-se em redor deste.
(Hogsmeade Station)
Doces dos Duques
Propriedade de Ambrosius Flume e da sua mulher. Vendem uma variedade enorme de doces e produzem muitos destes, além de enormes barras de chocolate. Na cave da loja existe uma passagem secreta para Hogwarts. Esta é usada por Harry Potter no seu 3ºano em Hogwarts. Suspeita-se que os proprietários não saibam da existência desta passagem. Por razões óbvias, a loja é um destino muito popular dos estudantes de Hogwarts quando visitam a vila aos fins de semana.
(Honeydukes)
Madam Puddifoot's
É uma pequena sala de chá localizada numa rua lateral da rua principal. É constituída por mesas circulares que a tornam bastante aconchegante, por isso, é mais frequentada por casais.
Correios
É o único posto de correios de feiticeiros mencionado, tendo pelo menos 300 corujas. A variedade de corujas existentes é enorme. Estão distribuídas por prateleiras coloridas, sendo que a cada cor corresponde um velocidade de entrega diferente.
(Post Office)
Boticário
É localizada no final de High Street e tem uma enorme variedade de penas, de todas as cores, tipos e tamanhos. Hermione Granger compra nesta loja uma pena de faisão dourada e preta de escrever em Outubro de 1995.
(Scrivenshaft`s)
Cabana dos Gritos
Existe um falso rumor que diz que a cabana dos gritos é "O edifício mais assombrado da Grã-Bretanha". Até os fantasmas de Hogwarts a evitam, pois acham que é habitada por um ser estranho, segundo Ron Weasley apurou junto de Nick Quase-Sem-Cabeça.
A casa servia de esconderijo para Remus Lupin nas noites de lua cheia quando este se transformava em lobisomem, enquanto estudante de Hogwarts.
Existe um túnel entre o Salgueiro Zurzidor e os jardins da escola que levam até a cabana dos gritos, estando todas as outras entradas seladas, como comprovaram os gémeos Weasley que já haviam tentado entrar.
Os gritos de Lupin enquanto se transformava levaram as pessoas a pensar que a casa estava assombrada (e continuam a acha-lo após a saída de Lupin de Hogwarts). Dumbledore, que sabia que Lupin era um lobisomem, apoiou este rumor, pois assim mantinha afastado do perigo todos os habitantes.
Os salteadores transformavam-se em animagus (animais) para acompanharem Lupin nas suas noites de lua cheia.
Foi onde pela primeira vez Harry viu o seu padrinho, Sirius, e onde viu Snape ser assassinado por Voldemort.
(The Shrieking Shack)
Três Vassouras
O Três Vassouras é um bar muito frequentado
pelos estudantes de Hogwarts.
É um sitio quente e confortável e está sempre cheio quando Harry lá vai. É um óptimo sítio para beber Cerveja de Manteiga, mas também serve whisky de fogo, água de guelracho, mead, etc. A proprietária do bar é Madam Rosmerta que foi submetida a Maldição Imperius no 6ºano de Harry.
É também neste bar que Harry ouve pela primeira vez a história sobre o seu padrinho, Sirius Black, apesar de mais tarde descobrir que é falsa.
(The Three Broomsticks)
Loja de Brincadeiras do Zonko
A Loja do Zonko é uma das lojas preferidas dos alunos de Hogwarts para fazerem compras. Existem "jogos e brincadeiras capazes de encher as medidas até a Fred e a George Weasley." (PdA/XIV).
(Zonkos)
Fonte Consultada: The Harry Potter Lexicon e "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"(edição Portuguesa).